Premiação anual da Associação Internacional de Lighting Designers destaca o projeto de iluminação da passarela Telekom
Em sua 28ª edição, o prêmio anual da Associação Internacional de Lighting Designers (Iald), contou com a participação de cerca de 200 concorrentes, mas foi um projeto urbano o grande vencedor.
O projeto de iluminação da ponte de pedestres Telekom, na Alemanha, concebido pela empresa Licht Kunst Licht, foi o ganhador do prêmio Radiance, o maior conferido pela Iald.
A ponte tem desenho curvo, extensão total de 74 metros, silhueta delgada – para o que colabora o uso de vidro nos guarda-corpos e no revestimento das torres laterais de acesso – e está suspensa sobre uma movimentada avenida da cidade de Bonn.
Ela interliga dois edifícios da empresa de telecomunicações que lhe dá nome, mas é aberta também ao uso público. Dois pares de contrastes foram destacados pelo júri como méritos do trabalho: o da luminosidade intensa e difusa da ponte contra a iluminação rebaixada do entorno; e o da luz branca e homogênea em contraponto à iluminação pontual na cor magenta – a mesma da marca.
A iluminação geral fica por conta de luminárias lineares de led que perfazem a extensão total dos corrimãos metálicos, enquanto a luz dirigida ao piso faz com que a ponte pareça flutuar sobre a avenida.
Já as laterais externas tiveram tratamento artístico, com a implantação de módulos led que exibem imagens coloridas (magenta) e em movimento, legíveis mesmo durante o dia graças à elevada densidade luminosa (7.000 cd/m2). À noite, tal potencial é rebaixado em até 70%.
Luminárias led foram aplicadas também no topo e na base das paredes de vidro opaco que vedam as duas torres laterais, resultando na percepção de volumes etéreos, homogeneamente iluminados, pontuando os acessos à ponte.
Por fim, complementa o sistema o princípio da interatividade, derivado da ação de sensores a laser posicionados na base dos blocos laterais envidraçados.
O movimento do transeunte aciona sequencialmente luminárias com luz âmbar que, para o observador posicionado externamente à ponte, criam a imagem de silhuetas humanas sombreadas em movimento.
Na análise do júri, “o projeto evidencia a influência da luz no espaço público e o seu potencial para conferir novos significados às estruturas urbanas”.
A relação completa dos premiados pode ser obtida no site www.iald.org
Texto de Evelise Grunow
Fonte: Revista PROJETODESIGN